DaaS, um novo conceito em serviço

Serviço que permite ao cliente acesso aos dados atualizados de governo de forma ágil, segura e auditável. Usando tecnologia de ponta e o know how do Serpro em serviços para a administração pública, o DaaS inova ao oferecer uma infraestrutura para acesso on-line às informações atualizadas de governo, que auxiliam na tomada de decisões.
Governo Federal, Estadual ou Municipal? O DaaS - Dados como Serviço está pronto para atender as três esferas do poder. O serviço destina-se ao conjunto de órgãos da Administração Pública que tenham interesse em acessar e trabalhar dados do governo hospedados no Serpro.
Acesso aos dados diretamente das bases do Tesouro Gerencial - Permite a extração de dados de execução orçamentária, contábil, financeira e patrimonial da União de modo ágil, seguro e integrado. O acesso aos dados viabiliza auditorias e diversas ações que apoiam a gestão e a tomada de decisão dos órgãos. Além disso, é possível realizar acompanhamento diário da movimentação orçamentária de forma dinâmica e flexível.
Contrate agora

COMO FUNCIONA

  1. Voltado para a administração pública, o objetivo do DaaS é permitir aos clientes acessar os dados de governo de forma on-line, via interface padrão (JDBC ou ODBC)
    Voltado para a administração pública, o objetivo do DaaS é permitir aos clientes acessar os dados de governo de forma on-line, via interface padrão (JDBC ou ODBC)
  2. O acesso aos dados pode ser feito da sua estação de trabalho, de um servidor ETL ou servidor de aplicação. Estes farão o trabalho de leitura e/ou importação dos dados desejados para outros ambientes.
    O acesso aos dados pode ser feito da sua estação de trabalho, de um servidor ETL ou servidor de aplicação. Estes farão o trabalho de leitura e/ou importação dos dados desejados para outros ambientes.
  3. O DaaS atua como um barramento de dados, viabilizando o acesso, em tempo real, de forma controlada, segura e auditável, aos dados de governo hospedados no Serpro. Eles podem ser replicados, clusterizados ou acessados diretamente
    O DaaS atua como um barramento de dados, viabilizando o acesso, em tempo real, de forma controlada, segura e auditável, aos dados de governo hospedados no Serpro. Eles podem ser replicados, clusterizados ou acessados diretamente
  4. Com acesso aos dados, o cliente pode o cliente pode utilizar ferramentas analíticas que apoiam a sua tomada de decisões e/ou a criação de relatórios ad hoc; sendo que com o uso de DaaS as informações são repassadas para estas ferramentas sempre em um formato padrão.
    Com acesso aos dados, o cliente pode o cliente pode utilizar ferramentas analíticas que apoiam a sua tomada de decisões e/ou a criação de relatórios ad hoc; sendo que com o uso de DaaS as informações são repassadas para estas ferramentas sempre em um formato padrão.

CONTATO

Contato para o serviço

Perguntas Frequentes

O serviço disponibiliza acesso a dados de bases do governo federal que estão armazenadas no Serpro, desde que este acesso tenha sido autorizado pelo órgão de governo responsável. Já estão disponíveis no QUARTZO: Tesouro Gerencial (DWTG), Compras Governamentais (SIASG, Comprasnet, SICAF), Gestão de Pessoas (SIAPE), Convênios (SICONV).

É uma maneira rápida para entregar dados, de uma forma PADRÃO, AUDITÁVEL e SEGURA. Com o DaaS é possível ler dados de várias fontes e tipos de dados nos formatos JDBC ou ODBC, reduzindo a complexidade da integração entre bases. O serviço permite aplicar políticas de acesso, auditoria e segurança, como firewall para os dados.

Os dados disponibilizados pelo serviço podem ser consultados por órgãos de governo e conveniados autorizados pelo órgão responsável pelos dados e habilitados para acesso às bases de dados.

Qualquer órgão de governo ou conveniado interessado em obter acesso a dados disponibilizados via DaaS deve entrar em contato com a área de Tecnologia da Informação do órgão responsável pela gestão do dado, solicitando autorização para acesso à base de dados via DaaS. Por exemplo, para obter acesso online aos dados de Compras Governamentais, qualquer órgão de governo pode solicitar autorização à Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Uma vez autorizado a acessar o dado, o órgão de governo ou conveniado deve contatar a área de negócios que o atende no SERPRO para contratar o acesso aos dados via DaaS – Dados como Serviço. Caso o órgão de governo ainda NÃO SEJA ATENDIDO por uma área de negócios, ele deve entrar em contato com a Superintendência de Novos Negócios - SUNNG ou através do formulário de contato neste site. Para conhecer as áreas de atendimento a clientes do SERPRO, acesse https://serpro.gov.br/menu/quem-somos/organograma

O órgão de governo responsável pela gestão dos dados deve contatar a área de negócios que o atende no SERPRO para contratar a disponibilização dos dados via DaaS – Dados como Serviço. Caso o órgão de governo ainda NÃO SEJA ATENDIDO por uma área de negócios, ele deve entrar em contato com a Superintendência de Novos Negócios - SUNNG ou através do formulário de contato no site.


Ainda não encontrou o que procura?

Leia nosso faq